Os números de 76 anos de América x Central

Central 1x1 América, no Pernambucano de 1969, no Pedro Victor | Foto: Diário da Pernambuco

Oficialmente, América e Central se confrontam desde o dia 02 de junho de 1937, em partida realizada no Recife, que terminou com a vitória da Patativa por 2 a 1. De lá pra cá, esmeraldinos e centralinos se confrontaram em 129 jogos oficiais, em Campeonatos Pernambucanos, Torneio Incentivo e Campeonato Brasileiro da Série B.

Embora o América já tenha conquistado o Campeonato Pernambucano por 6 vezes e 9 vice-campeonatos e o Central por chegando a uma decisão estadual duas vezes, estas equipes jamais se confrontaram em finais deste campeonato. Um dos motivos é o fato do Central, embora tenha se filiado na Federação Pernambucana de Futebol desde o final da década de 30, passou um hiato de 24 anos longe do campeonato estadual, disputando de 1938 a 1960 apenas campeonatos da Liga Caruaruense.

Quando o Central retornou a disputar o Campeonato Pernambucano em 1961, estava o América licenciado, por divergências políticas do clube com a FPF. O reencontro da Patativa do Agreste e o Periquito da Estrada do Arraial só voltaria a ocorrer no Campeonato Pernambucano de 1963, em partida realizada em Caruaru, no dia 14 de julho, com vitória centralina por 2x1. A primeira vitória americana justamente no segundo turno do Campeonato Pernambucano de 1963, com os "Periquitos" vencendo os "Patativas" no placar de 1x0, na Ilha do Retiro. Já a primeira vitória do Alviverde da Estrada do Arraial em solo caruaruense veio a ocorrer apenas em 1965, quando o América venceu o alvinegro do Monumental da Avenida pelo "score" de 2x1.

América 2x0 Central, no Pernambucano de 1980, no Jefferson de Freitas | Foto: Diário de Pernambuco

O último embate entre as duas equipes ocorreu no segundo turno do Campeonato Pernambucano de 2012, concluído com um empate em 2x2 no Estádio Luiz Lacerda. No primeiro turno deste certame, havia ocorrido a última vitória do Central saindo vitorioso do Estádio Ademir Cunha ao vencer por 2x1 o América. Já a ultima vitória esmeraldina completou dezoito anos, que pode ser justificada pela ausência de 13 anos do América afastado da Série A1 do Campeonato Pernambucano, estando de 1996 a 2010 licenciado ou disputando a Série A2. O fato é que no dia 26 de junho de 1995 o América venceu o Central por 2x0 no Estádio Jefferson de Freitas, em Jaboatão dos Guararapes. Em Caruaru, a última vitória americana completou 20 anos, quando o América venceu por 1x0 no primeiro turno do Campeonato Pernambucano de 1993, realizado no dia 10 de fevereiro.

Abaixo, os números gerais deste confronto:

Dados levantados por Washington Vaz |  Sergio Pepeu

Nenhum comentário

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.