MEMÓRIAS ESMERALDINAS: América 9x0 Flamengo-PE em maio de 1946

Em 1946 nascia o produtor cinematográfico norte-americano Steven Spielberg (diretor de filmes como “Cavalo de Guerra” de 2011 e “Lincoln” de 2012), o treinador de futebol holandês Guus Hiddink (4° lugar na Copa do Mundo de 2002 com a Seleção da Coréia do Sul), o poeta amazonense Aníbal Beça, autor de obras como “Águas de Manaus” de 2006, “Marupiara” de 1989 e “Filhos da Várzea” de 1984. Nascia também o baixista e tecladista inglês John Baldwin, ex-membro da banda de rock Led Zeppelin e o ator paulista Carlos Alberto Riccelli, participante da telenovela “Aritana” da extinta Rede Tupi e do filme “Dois Córregos” de 1999. Neste mesmo ano é lançado o ENIAC (primeiro computador digital eletrônico) cuja posse pertencia ao exército dos EUA e o Tribunal de Nuremberg condenava 22 líderes nazistas por seus envolvimentos com Hitler, sendo que 11 deles foram condenados a morrer enforcados.

Nota do Diário de Pernambuco de 26 de maio de 1946
valorizando o confronto América x Flamengo - PE
Em 26 de maio de 1946 o América Futebol Clube do Recife faria a sua estreia no Campeonato Pernambucano e a partida inicial do certame seria contra os alvinegros do Sport Club Flamengo, time sediado na Rua do Riachuelo no bairro da Boa Vista e primeiro campeão pernambucano (1915). A rodada já havia sido iniciada com a vitória do Sport contra o Great Western e com o empate no clássico entre Santa Cruz e Náutico, logo, o América deveria vencer aquela partida para não começar na parte de baixo da tabela, o que era preocupante, pois, o último colocado seria eliminado do restante do campeonato.

Folha esportiva do Diário de Pernambuco de
26 de maio de 1946
O time “Quartel de Chuteiras” presidido pelo Tenente Alberto Colares tentaria fazer uma campanha melhor, uma vez que a equipe no ano anterior havia tido o vexame de ter sido o último colocado no turno eliminatório e por ter sofrido a maior goleada da história do campeonato pernambucano, simplesmente 21x3 para o Náutico! O clube alvinegro, que havia sido campeão da Taça Casa Amarela (1929) e do Torneio de Verão da Cidade do recife (1939), precisava mostrar para o público pernambucano que o Sport Club Flamengo precisaria deixar no passado seus insucessos e mostrar a força de um autêntico campeão estadual. De acordo com os jornais, a preparação física dos atletas “Patativas” era digna e realizada com pontualidade, comandada pelo Tenente Alberto Colares. O Flamengo do Recife faria naquele jogo, a estreia de sua grande contratação que era um goleiro e que sem trocadilhos se chamava “Guerra”, o que não é nada mal para um time militar.

No lado do alviverde, o treinador Álvaro Barbosa na quinta feira que antecedeu a data da partida, realizou um treinamento com seus atletas no Campo de Santo Amaro para dar os últimos retoques na preparação física para o primeiro jogo oficial em 1946. O Flamengo entrou em campo com Wilson no meio campo no lugar de Elias, que foi adiantado para o ataque no lugar de Pompílio, sem falar na estreia de Guerra como arqueiro, enquanto que o América vinha com Edgar no lugar de Capuco e o atacante Janjoca faria a sua primeira partida como jogador profissional do “Mequinha”.

Ilustração de América x Flamengo em 1946 no Estádio dos Aflitos
Na preliminar pela categoria de amadores, que começou as 13:20h, o América venceu ao Flamengo por 4x0 com gols de Henrique, Airton e Adolfo, duas vezes, e o segundo quadro do América formado por Couto, Seixas, Bartô, Quincas, Paulo, Nazaré, Chié, Seixas II, Adolfo, Henrique e Airton começava bem no campeonato da categoria. As 15:15h começava a partida esperada entre os quadros principais das duas agremiações, sob a arbitragem do Sr. Argemiro Felix auxiliado por José Gaioso e Batista da Conceição nas bandeirinhas. O que se viu foi um jogo equilibrado até os primeiros vinte minutos, tendo tanto o América, quanto o Flamengo criado boas oportunidades de gol, tornando a partida bem atrativa. Aos 23 minutos de bola rolando, Julinho do América se livra do defensor Proa e chuta no canto de Guerra para inaugurar o marcador. É GOL DO AMÉRICA! AMÉRICA 1X0 FLAMENGO. Não demorou muito para surgir o segundo, numa bela jogada de Zezinho, que aos 32 minutos chutou um torpedo e fez. É GOL DO AMÉRICA! AMÉRICA 2X0 FLAMENGO. O América mostrava o velho futebol reconhecido e campeão de 1944 que enchia os olhos dos espectadores e aos 44 minutos, mais uma vez, as redes defendidas pelo novato goleiro Guerra eram balançadas. Janjoca recebeu a bola e chutou cruzado fora do alcance de Guerra. É GOL DO AMÉRICA! AMÉRICA 3X0 FLAMENGO.

Atletas do América descansando no intervalo de América x Flamengo e
escutando as orientações do treinador Álvaro Barbosa
No segundo tempo o que se viu foi um começo muito parecido com o primeiro, pois o Flamengo estava muito bem postado principalmente em seu setor defensivo. As jogadas americanas eram quase sempre anuladas pela dupla de defesa Proa e Geraldo e quando não conseguiam, aparecia o goleiro Guerra para fazer grandes defesa e segurar o resultado para o campeão de 1915. A partir dos vinte minutos até os trinta e cinco, o futebol do Flamengo se apagou de vez e o América se aproveitou, marcando seis gols em quinze minutos, deixando os alvinegros atordoados. Aos 20 minutos Julinho aproveita a falha da defesa flamenguista e assinala mais um gol. É GOL DO AMÉRICA! AMÉRICA 4X0 FLAMENGO. Mal foi dada a saída de bola e um minuto depois, Djalma disparava deixando o marcador Geraldo na saudade para fazer o quinto gol esmeraldino. Não percam as contas. É GOL DO AMÉRICA! AMÉRICA 5X0 FLAMENGO. Aos 24 minutos Zezinho dribla Eraldo do Flamengo e toca por cima de Guerra que apenas fez golpe de vista. É GOL DO AMÉRICA! AMÉRICA 6X0 FLAMENGO. 

Equipe do América Futebol Clube do Recife de 1946
Novamente a defesa do Flamengo dormiu de touca na hora da saída de bola e desta vez o goleador foi Djalma, que escapou com facilidade da retaguarda patativa e assinalou mais um aos 26 minutos naquela bela tarde de domingo. É GOL DO AMÉRICA! AMÉRICA 7X0 FLAMENGO. Para que achou que Djalma já estivesse saciado se enganou, pois ele aos 31 minutos correu mais que o defensor Luiz do time “Quartel de Chuteiras” e modificou mais uma vez o placar da partida. É GOL DO AMÉRICA! AMÉRICA 8X0 FLAMENGO. Faltava apenas um detalhe nesta goleada: o gol de Valdeque! O único elemento do quinteto de ataque que ainda não havia balançado as redes flamenguistas, não poderia deixar de marcar o seu num lindíssima jogada pelo lado direito, na qual se desvencilhou com facilidade da marcação de Oliveira e anotou o seu aos 35 minutos para completar o “chocolate” em cima dos Alvinegros. É GOL DO AMÉRICA! AMÉRICA 9X0 FLAMENGO.

Folha esportiva do Diário de Pernambuco de 28 de
maio de 1946 comentando a goleada americana



Para quem acha que a goleada acabou... Acertou. Daí por diante o América passou os últimos dez minutos tocando a bola para garantir a estreia com uma goleada avassaladora. O destaque do lado do Flamengo ficou com o goleiro Guerra, que apesar dos nove gols sofridos, evitou em muitas vezes um placar ainda maior e todos os gols sofridos foram por méritos dos jogadores americanos e nenhum por falha sua. O interessante é que este foi o primeiro e o último jogo do Flamengo do Recife naquele campeonato, pois, o Tenente Colares se reuniu com os jogadores depois da melancólica estreia e decidiram por sair da competição, para só voltarem dois anos mais tarde. O público não compareceu em bom número e proporcionou uma renda de apenas 1.561 cruzeiros. As equipes do jogo América 9x0 Flamengo estiveram assim escaladas:




AMÉRICA FUTEBOL CLUBE

Leça;
Galego e Lucas;
Pedrinho, Edgar e Arnaldo;
Janjoca, Julinho, Djalma, Zezinho e Valdeque.


SPORT CLUB FLAMENGO

Guerra;
Proa e Geraldo;
Luiz, Djalma I e Wilson;
Djalma II, Eraldo, Oliveira, Elias e Alfredo.


Um comentário:

  1. Memória Julinho do América, para mim sempre DR. Julio Carvalho, um dos homens mais inteligentes que conheci, meu tio!! Ticiano Carvalho

    ResponderExcluir

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.