MEMÓRIAS ESMERALDINAS: Sampaio Corrêa 2x3 América, em 1945

        

No dia 26 de julho do ano de 1945, em meio ao esfriar da Segunda Guerra Mundial, a equipe esmeraldina se fazia presente em São Luis do Maranhão, cidade distante cerca de 1.500 km de Recife para uma partida amistosa contra os tricolores do Sampaio Corrêa F. C.

Os maranhenses não viviam em uma época muito boa. Campeões estaduais de 1942 viviam no começo de um jejum de dez anos sem títulos estaduais, marcados pelo heptacampeonato do seu maior rival que é o Moto Clube, mesmo assim as disputas eram sempre acirradas.

O palco do grande confronto interestadual foi o saudoso Estádio Santa Izabel localizado no centro de São Luis, demolido no final de década de 1970 para dar lugar ao atual prédio do Ministério da Fazenda. 

Noticiavam os jornais de São Luis, que o América Futebol Clube de Recife viria para fazer um amistoso contra os tricolores, em uma partida cercada de expectativa, em função do fato da equipe alvi-verde pernambucana ter conquistado o título estadual de 1944 há cinco meses atrás contra o Náutico. 

O árbitro, o Sr. Bento Muniz não teve dificuldades no transcorrer do espetáculo futebolístico que foi marcado pelos dois gols assinalados pelo atacante Ananias da equipe do Sampaio Corrêa e pelos gols de Elói (duas vezes) e Edgar para os pernambucanos que saíram vitoriosos por 3x2.

O Sampaio Corrêa entrou em campo com Ahú, Capistrano e Newton; Teodoro, Domingos (Mascote) e Nicolau; Veloz, Zizi (Ferreira), Ananias, Jaime e Manoelzinho.

O América formou com Leça; Galego e Barbosa; Pedrinho, Capuco e Rubens; Zezinho, Djalma, Elói, Edgar e Ozéas.

Agradecimentos a Hugo Saraiva do blog "FUTEBOL MARANHENSE ANTIGO" de São Luis - MA que muito ajudou ao ceder informações necessárias à postagem.

Nenhum comentário

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.