Resignação


Talvez seja esta a palavra que melhor expresse o sentimento que tenho agora. Infelizmente. Para mim, pior do que perder é ter que sujeitar-se a condição de perdedor. Triste, mas real.

Acho que nem cabe mais alguma análise tática do time. Por dois motivos. O primeiro é pessoal, pois não tive como acompanhar a partida, seja no estádio ou pelo rádio. O segundo é que o mesmo padrão de jogo se repete, sempre coroado com uma derrota. Ou seja, não fomos competentes para corrigir nossos erros.

Então resignar-se é a coisa a se fazer. Fico triste e estou me sentindo um covarde. Mas o que fazer diante de uma campanha onde foram disputados nove jogos e foi conseguido apenas um empate?

É muito difícil vislumbrar uma reação capaz de tirar o time dessa situação. Deus queira que eu esteja errado. E como gostaria de ser apontado como o errado na história. Só o mesmo Deus sabe o quanto eu gostaria!

De qualquer forma é bom ressaltar mais uma vez que não fomos capazes de segurar um resultado. Isto reflete a inconstância da equipe ao longo de noventa minutos, alternando momentos criativos e perigosos com uma sonolência apática em todos os setores do campo.

Com base na análise do Blog Mala Esportiva, o América se mostrou cansando no segundo tempo e aí pode estar um dos motivos do empate. Cansaço estranho, pois o Ypiranga jogava com um a menos durante todo o segundo tempo. A arbitragem estava confusa e a falta que originou o gol de empate do Ypiranga pareceu não existir. Mesmo assim, não justifica o fato da derrota, pois além de cansado o América se mostrava medroso para jogar. Talvez aí pesou o fator ansiedade, como pareceu ter ocorrido no jogo contra o Vitória. E sabemos que num jogo, o nervosismo ou ansiedade tem que ser administrado por um líder, dentro e fora de campo. Estamos carentes disso, além de tantas outras coisas!

Estes pontos levantados mostram que em campo o time está incapaz de gerir seus potenciais e limitações. Correr não é o suficiente e se falta a técnica tem que sobrar o compromisso tático. Então é o conjunto que erra. Pode até alguns jogadores se destacarem para o bem ou para o mal, mas é difícil apontar um responsável se o time inteiro comete erros que põem em xeque o placar do jogo. E normalmente esse xeque está se transformando em xeque-mate!

Enfim colegas Esmeraldinos, mais uma derrota para nosso sofrido coração. Acho que a decepção não é em si pela iminência do rebaixamento. Mas porque é provável que esse insucesso na campanha tenha conseqüências maiores e mais desastrosas.

Como Americano apaixonado que sou, encontro-me angustiado sobre o futuro de outros projetos que a atual diretoria apresentou em vários momentos. Sobretudo na reabertura do Casarão Verde da Estrada do Arraial. Eu que lembro outras campanhas sofríveis do América, lembro também de diretorias fantasiosas e promessas infundadas.

Quando escutei o presidente João Moreira ser realista sobre a campanha no estadual desse ano, senti-me menos lesado. Quando escutei que uma de suas metas era a construção do tão sonhado Ninho do Periquito, senti-me esperançoso com um futuro melhor em longo prazo. Mas agora fico a me perguntar sobre o quanto essa campanha negativa nos gramados pode interferir na construção de projetos que garantiriam a sustentabilidade do Mequinha enquanto clube.


Continuarei torcendo e renovando minhas esperanças a cada partida. E estarei sempre disposto a apoiar aqueles que envergarem o Manto Esmeraldino. Mas ao mesmo tempo esse coração cansado de sofrer tem menos crença numa permanência do clube na A1 do campeonato pernambucano.





8 comentários:

  1. QUEREM MUDAR ESTE QUADRO QUE O VERDAO SE ENCONTRA?!?É SÓ VENCER O NÁUTICO NOS AFLITOS,QUE AS MANCHETES DOS JORNAIS DE QUINTA DIRÃO:"O MILAGRE DOS AFLITOS"
    E OLHA QUE ACHO QUE DÁ P/ VENCER VIU.
    "-NÃO DESISTAM MEUS GUERREIROS,POIS ENQUANTO HOUVER LUZ,HÁ SEMPRE UMA ESPERANÇA"
    EU QUANDO JOGAVA,NUNCA DESISTIA..USEM ESTA FORÇA INTERIOR,E PAREM DE SRVIR COMO CHACOTA DOS OUTROS,POIS SEI QUE VCS PODEM REVERTER ISTO,E POR FAVOR,QUEM ÑAO ACREDITAR,PEÇA O BONÉ.
    DE MARCAO-C/MUITA RAIVA.

    ResponderExcluir
  2. parabéns pela lucidez da análise, jefferson .. tá difícil mesmo acreditar numa reversão da situação do américa, pelo menos pra essa campanha 2011.. a falta que faz um estádio, pequeno que seja, a falta que faz uma torcida, idem, têm levado o américa, através dessas últimas décadas a penar nos últimos lugares dos campeonatos e, bem pior, a penar numa 2a. divisão em que o periquito não fica confortável, realmente..mas fazer o que? lutar contra as "potências" do clube dos 13, os donos de todas as torcidas do recife, os mala-pretas do futebol pernambucano, os salários milionários, que deixam verdes de vergonha nossos abnegados jogadores, ou vermelhos de inveja os não tão abnegados assim? tá difícil, mequinha... resta o amor pelas cores e a esperança de dias melhores que poderiam vir.. lembro-me das campanhas de outros clubes pelos "sacos de cimento" para a construção dos estádios.. que tal tirarmos o centro e começarmos a instigar a diretoria pra iniciar uma campanha do tipo? tenho certeza que até quem não é verde-branco vai colaborar !..um dia a gente constrói uma gaiola pro periquito do arraial..sonho que se sonha junto já é realidade..vamos em frente !

    ResponderExcluir
  3. Olha eu sei que a situação esta complicada, o América não podia ter perdido a sua base da serie A2, eu bem sei que o Pernambucano 2011 ia ser um campeonato muito difícil, e que alem da base teria de contratar alguns reforços, não vejo ainda como hora de lamentação, temos de agir corretamente e trabalhar, mais ainda.O ame rica tem de estar focado apenas em se manter na serie A2, que eu não acho nada impossível, vamos para a 10* rodada que em tese estamos chegando quase na metade da competição, os que estão na frente tem 5 e 7 pontos na frente do América, nada que não se consiga reverter. Voce pode ate me perguntar ! como se o América não venceu ainda ? Eu te respondo com toda certeza, os adversários também não estão essas coisas toda não, temos de trabalhar o psicológico dos atletas e mostrar que são capazes, e jogar com mais tranquilidade. vamos garotos, a vitoria esta na porta, não deixem escapar novamente.

    ResponderExcluir
  4. Minha esperança sempre é a última que morre, mas só de pensar no naufrágio dos nossos sonhos, isso já tá me dando insônia. Sei que depois dos anos 50 ser americano é acima de tudo ser sofredor, ando muito decepcionado com nossa situação.

    ResponderExcluir
  5. Ouvi falar q O tecnico Paulo junior estaria reunido com a diretoria do america numa esperaça de mudança da situação do Mequinha o Campeao do centenario! Podendo acertar para tirar o mequinha dessa má fase voltando assim a ser oq era antes!

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que ainda podemos escapar da degola. Somos verdes, esperança.

    ResponderExcluir
  7. Ta faltando liderança dentro e fora de campo. O time tá se perdendo muito... embora, como torcedor, ainda acredito na redenção.

    Será difícil conseguirmos um resultado positivo diante do Náutico, mas a partir de quarta, já conto como 13 decisões para este elenco profissional.

    Torço para que eles tenham esta mesma mentalidade.

    ResponderExcluir

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.