“O América vai sair dessa. Eu sou um vencedor.”



Momento do gol de empate de Branquinho. Créditos: Paulo Elias/Site Araripina FC

Essas foram as palavras de João Antônio Moreira ditas no dia 02 de fevereiro antes do jogo contra o Vitória no Ademir Cunha, mas poderiam ser de todos os torcedores Esmeraldinos que acreditavam na permanência, mesmo com a pífia campanha no início do campeonato; essas poderiam ser as palavras de Paulo Jr.; poderiam ser as palavras de todos os jogadores Alviverdes...

E vencedor foi o time Americano nos jogos de volta da primeira fase. Terminamos com a quarta melhor campanha e fica aquela dúvida: e se Paulo Jr. tivesse no Mequinha desde o começo? Essa campanha foi histórica por representar uma das maiores recuperações da história do futebol de Pernambuco. E melhor ainda, com praticamente o mesmo time que fez uma campanha inversa nos primeiros onze jogos do certame.

Para uma imprensa que se acostumou a dar notícias por conveniência e que não acompanhou o trabalho do Clube Esmeraldinos na luta pela permanência, o resultado é visto com surpresa e espanto. As vitórias contra Porto e Náutico foram interpretadas como acidentes de percurso causados pela conjuntura. Mas quem tava acompanhando o esforço desses jogadores, da comissão técnica e da diretoria sabe que não foi assim.

Mantivemos-nos com todos os méritos de um time que terminou o campeonato com uma sequência de quatro jogos sem perder; com os méritos de um time que foi solidário e que se superou dentro de campo nos momentos mais difíceis; com todos os méritos de quem sempre acredita, pois sabe que, literalmente, veste a esperança.

A história do jogo, meus amigos, é uma síntese perfeita do que ocorreu ao longo de todo o campeonato. Começamos perdendo perto do final da partida, empatamos e nos acréscimos viramos o resultado ao nosso favor. O esquema tático, os detalhes do jogo são meros ajustes retóricos. O importante é o fato histórico, a doação dos jogadores, a perspicácia do nosso treinador... a crença da nossa torcida!

Hoje, amigos, dou-me o luxo de não descrever a partida. Garanto que ela seguiu os padrões já apresentados em outras crônicas. Hoje não vencemos apenas o Araripina, vencemos a descrença no nosso potencial, vencemos os prognósticos dos que não nos conhecem.

O América saiu dessa, porque somos todos vencedores!







19 comentários:

  1. Parabéns Jeferson !!!!
    muito bem escrito!!
    Venho aqui lembrar que a história do futebol pernambucano foi marcado pela atuação de grandes clubes, jogadores e torcedores.
    times memoravéis como o do Nautico, que derrotou o super-Santos com Pelé e cia. O Santa de Givanildo, de Ramon. O Sport, campeão brasileiro de 87, da Copa do Brasil, que brilhou na Libertadores.
    só pra falar dos grandes campeões de nosso estado,mas, não podemos esquecer do Mequinha, 6 vezes campeão, um clube que luta para reconquistar o seu espaço,sem grandes recursos financeiros, sem super salários ou MALAS.
    Simplesmente fantástica a campanha do segundo turno, campanha de vencedor, podiam apagar ou acender as luzes, ontem era dia do América.

    ResponderExcluir
  2. é isso ai Jefferson, toda nação do Mequinha esta em festa, e concordo em números e graus , que se o Professor Paulo Jr. juntamente com seus pupilos e sem duvida nenhuma de grandes reforços, o mequinha com certeza estaria entre os quatro finalista, mais como DEUS escreve certo em linhas tortas , ele quis que fosse assim , e agradeço a ele por pelo dia de hoje feliz e o dia de manha se nos merecer-mos felizes novamente. viva toda torcida do America ! O VERDADEIRO CAMPEÃO DO CENTENARIO. EU ACREDITEI ! EU ACREDITEI !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a toda nação Americana!

    Mas passada a euforia da permanência, vamos pensar em um planejamento pra 2012, viu?

    Erramos muito, contratamos errado por ter medo de investir... graças a Deus que Paulo Jr. deu um jeito.

    Quero ficar todo ano sofrendo até os acrécimos não.

    O Mequinha é grande demais pra se contentar com tão pouco.

    Parabéns Mequinha!

    ResponderExcluir
  4. Ricardo Cruz sempre acreditou. Foi um que sempre teve aqui acreditando publicamente. Junto com Marcão e outros. Vcs também fazem parte dessa conquista pois os jogadores, comissao técnica e diretoria leem esse blog e pegaram um pouco da energia mandada por vcs.

    Juliano,
    concordo plenamente. Só acho que não houve tanto equívoco nas contratações. Pro nível do América a maioria das contratações foram boas. Inclusive, não me poluindo pelo momento de euforia, acho que esse elenco poderia ter brigado por uma vaga no G4. Acho que o pecado foram a contratação dos treinadores, não pela qualidade mas pela filosofia deles.
    E ano que vem acho que podemos ter um time mais competitivo, pois os ânimos estarão menos acirrados.

    ResponderExcluir
  5. Recordo das palavras de um colega torcedor da Tuna Lusa de Belém, ditas algumas semanas atrás na comunidade americana no orkut:
    "o Campeonato Pernambucano perde muito do charme quando o américa não está presente".
    Pura realidade.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Jefferson, vc matou a pau !
    Escreveu a crônica que todos gostaríamos de ter escrito. E tem mais: todos vocês responsáveis pelo Blog do Mequinha tiveram um peso muito grande nessa conquista. Por que? Porque souberam manter acesa a chama da esperança, do amor à camisa... coisa que está absolutamente em falta em times do primeiro escalão.. O que vi nessa partida do Santa CruzxYpiranga foi o suprasumo da vergonha em que está atolado o futebol brasileiro... conchavos da pior espécie, falta de respeito ao público, descumprimento dos mínimos princípios éticos.. Precisamos fazer com que o futebol volte a ser esporte, e não jogo e balcãpo de altos negócios... Esta foi a principal razão de eu ter abraçado o América de corpo e alma !

    ResponderExcluir
  7. Elvimário Araujo Júnior18 de abril de 2011 às 21:35

    Vocês mereceram. Pelo futebol que jogaram mereciam até uma melhor colocação no campeonato. Assisti alguns jogos do América, os dois contra o Santa Cruz, um contra o Sport e um contra o Náutico, e em todos o América jogou igual e até melhor que os adversários. Parabéns a todos que fazem o América.
    Saudações Corais.

    ResponderExcluir
  8. EU ACREDITEI ! E CONTINUO ACREDITANDO ! pois logo que a poeira da euforia baixe , que eu acho que temos de comemorar muito , pois essa ultima rodada teve o mesmo valor de um titulo ou ate mais, já devemos começar a trabalhar , para não cometermos erros passados , erros esses que tenho certeza serviram de aprendizado, Viva o AMÉRICA .

    ResponderExcluir
  9. Que alegria MECÃÃÃÃO!!! Tamos firme na primeirona!

    Foi difícil ficar mas foi gostoso, os adversários do interior fizeram uma disputa muito equilibrada e valorizaram muito essa permanência que veio bem sofrida.

    Mas eu prefiro assim, poderíamos estar disputando o título e talvez nos acomodarmos e ano que vem voltarmos a cair. Acredito que assim como está tenha sido até melhor.

    Hoje somos o 10º lugar, ano que vem, 9º ou 8º, depois 6º, e vamos subindo devagar e aí sim o Mequinha será de novo o nosso MECÃO!!!!

    Saudações verdes desde o RJ!!! E o gol da vitória foi do Carioca hein! hahaha

    "POR TI EU SEREI CAPAZ!"

    ResponderExcluir
  10. NO ANO QUE VEM EU QUERO BRIGAR PELA CLASSIFICAÇÃO AO QUADRANGULAR FINAL,E QUEM SABE UMA SÉRIE D.E COM PRESIDENTE PÉ QUENTE JOÃO MOREIRA,E ESTA TORCIDA QUE NUNCA DEIXA DE ACREDITAR,NÃO DUVÍDO NADA.
    SÓ TENHO UMA COISA P/ RECLAMAR,É QUE O TIME GOSTA DE TESTAR NOSSOS CORAÇÕES NÉ.
    DE MARCÃO-O QUE QUER UM TÍTULO O MAIS BREVE.

    ResponderExcluir
  11. Senhor João Moreira,

    Vamos utilizar esta nossa base brilhante nos juniores e mesclá-lo com alguns dos profissionais pra Copa PE.

    Tenho certeza que, com este empenho, venceremos Santa, Nautico, Porto, Barcelona, Seleção ou qualquer um que ousar passar pela nossa frente!!! Pense com carinho nesta hipótese...!

    SOMOS DE PRIMEIRA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Amigos do blog, eu bem sei que todo time também sobrevive do marketing, e não custava nada , fazer camisas comemorativas do America com o slogan EU SOU DE PRIMEIRA 2012 , todo torcedor do mequinha com certeza compraria, tenho certeza.

    ResponderExcluir
  13. Mais uma atitude vergonhosa da federação ! que ate serve de lição, QUEM MANDA É QUEM TEM e QUEM ESTA POR CIMA, fim de papo.

    ResponderExcluir
  14. Fui America em todos os momentos da sua trajetoria. Torci como nunca para o Mequinha continuar na divisao principal do Pernnambucano. So não concordo com o que foi escrito em relação a imprensa. Eles torceram abertamente e vi essa felicidade estampada na voz e na imagem de cada cronista.
    Parabens aos atletas, ao treinador e a diretoria. O America caiu nas graças dos torcedores pernambucanos. A tendencia agora, e no proximo ano, lutar de igual para igual com os grandes do nosso futebol. Vale a pena a diretoria aproveitar esse momento e investir em marketing, patrocinadores e na imagem do Mequinha. Pois a diretoria deu demonstração de amor e competência ao nosso verdadeiro Verdão.

    ResponderExcluir
  15. HAE,
    nós agradecemos pela torcida e por ter acompanhado o BLOG DO MEQUINHA. Estamos muito felizes.
    Vc e qualquer um tem todo o direito de não concordar com tudo o que falamos.
    Quando me referi a imprensa na realidade não ignorei o fato de todos terem torcido para o América. Mas houve muita falta de informação sobre o América. E quando tinha alguma normalmente era equivocada. Quando me referi a imprensa no texto estava me reportando aos jornalistas que fizeram os piores prognósticos para o América sem fundamentos aparentes. Claro que não fomos tão bem assim na competição. Mas se formos avaliar apenas o resultado final estaríamos sendo reducionistas. E infelizmente é essa a prática da imprensa com os times pequenos. E não falo apenas do América. Tão pouco falo de toda a imprensa. Existem muitos que passam informação bem balizada com análise mais profunda dos fatos.
    Espero que vc não entenda a minha resposta como uma réplica, mas apenas como mais um elemento num debate que deve ser feito por qualquer cidadão, pois sempre defendo que informação é poder. E eu nem sou jornalista.

    ResponderExcluir
  16. Outra coisa curiosa.
    Houve um claro movimento de simpatia ao América. Isso ficou mais evidenciado por conta das ferramentas tecnológicas que existem hj.
    Claro que o América tem uma tradição de clube simpático e cativante, mas acho que essa valorização vai um pouco mais além. É um movimento de defesa das tradições do nosso futebol.
    Tem muita gente que sequer viu o América jogar, ou pelo menos lembra muito pouco. Mas ouviu os pais comentarem do América e de outros clubes que infelizmente se extinguiram de fato, ou pelo menos seus nomes já não existem mais como o Ferroviário, Santo Amaro e outros.
    Um campeonato pernambucano com o América é muito mais elegante, é um retorno ao passado. Nosso amigo Sal já disse isso uma vez e outros ratificaram.

    ResponderExcluir
  17. Nós que fazemos parte do blog futebol-do-nordeste.blogspot.com o blog 100% futebol nordestino parabenizamos o mequinha pela permanência mostrando garra, raça, amor, luta e vibração dentro de campo. E parabenizamos toda a torcida do mequinha por não abandonar o time.

    Para nós do blog futebol-do-nordeste.blogspot.com o américa é um patrimônio do futebol do nordeste e não poderia faltar em hipótese alguma no nosso blog.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  18. Eu que acompanho sempre todas as noticias esportivas, tanto falada, televisiva,e escrita, fui testemunha, de muitas vezes pessoas da imprensa falarem que já existia um time rebaixado, mais eu simplesmente ignorava, pois acho que se tratava de pessoas que não tem nenhum conhecimento sobre futebol, e nao perco meu tempo comentando e nem dialogando com pessoas que estão não profissão errada " O JOGO SÓ ACABA QUANDO TERMINA " um velho ditado que muitos envolvidos no futebol não aprenderam ainda.EU ACREDITO ate o fim.

    ResponderExcluir
  19. Jefferson!! saudações Americanas!!!
    valorizo muito o trabalho de vcs, que mantiveram uma corrente positiva em torno do Mequinha.
    Infelizmente o nosso Verdão, juntamente com outro clubes,não tem muito espaço na mídia, o BLOG forneceu muita informação p rádios de Recife.
    Concordo com Fred Cruz, precisamos nos preparar melhor para irmos crescendo.
    O América não soube ainda ocupar seu espaço na mídia, veja um exemplo:
    a mais de 1 ano que tento comprar uma camisa oficial do América, falei com Andreza e fui na sede.não existe camisa para vender!! sei que a culpa é da RTM, mas o América deixou de vender nas últimas semanas mais de 100 camisas! de acordo com Sandro, trabalha na sede, todo dia mais de 10 pessoas vão a sede p comprar camisa.
    eu comprei uma na frente do Cunhão,mas, não era oficial.
    a venda de camisa serve para valorizar os patrocinadores e fixar o nome AMÈRICA no cotidiano de nossas cidades.
    precisamos agir!!!!
    Estou tentando comprar uma camisa listrada do América, que souber manda um toque!!

    ResponderExcluir

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.