Reportagem do Blog do Torcedor a AFC/SA


Através do Blog do Torcedor, a diretoria do América Futebol Clube representada pela AFC S/A concedeu entrevista explicando o novo modelo de gestão que será praticado no clube nos próximos dez anos e os objetivos desta direção tanto para a evolução deste projeto, quanto para o soerguimento do Campeão do Centenário.  

Abaixo, a entrevista na íntegra:

BLOG DO TORCEDOR - Quando foi que teve a apresentação de vocês oficial, essa nova gestão do América e explica um pouquinho pra quem está nos escutando em casa ou na rua também [...] Como é que este planejamento começou, esta reestruturação do América a partir deste ano.

Osmundo Bezerra - Então, isso começou com o convite de Celso, que a gente tem uma ligação familiar e Celso nos fez um convite e a gente aceitou a ajudá-lo, montando o AFC S/A, que vai gerir o futebol do América por um período de cinco anos, que se criou esta empresa com propósitos específicos [...], isso foi mais ou menos em janeiro, mas o campeonato de juniores começava em março, a primeira previsão, então daí ouve-se a necessidade da formação de um grupo no dia 06 de fevereiro, quando iniciou a peneira para a formação do juniores. Então a gente consegui formar um grupo e estreamos no dia 15 de abril contra o Atlético Pernambucano e depois jogamos contra o Vera Cruz e depois contra o Náutico, duas vezes. Estamos em segundo lugar na competição de juniores e classificados de forma antecipada para a próxima fase. Temos um grupo de 30 a 33 atletas que fica flutuando nesta faixa e agora iremos pensar no profissional já tem os orgãos técnicos...


BLOG DO TORCEDOR - Vai ser um técnico da casa?

Osmundo Bezerra - Provavelmente, mas existe a possibilidade de vir um de fora...

BLOG DO TORCEDOR - O América vai mandar seus jogos onde? Como está a situação?

Osmundo Bezerra - No Ademir Cunha. A gente irá mandar até o final do ano, já está tudo certo e vai mandar lá...

BLOG DO TORCEDOR - Osmundo, não querendo ser chato, mas já sendo... o que faz nós cronistas esportivos, o torcedor pernambucano acreditar que de fato o América vai ter uma nova vida a partir de agora?

Osmundo Bezerra - Gestão.

BLOG DO TORCEDOR - E qual será este modelo...

Osmundo Bezerra - Profissional... O modelo? A própria S/A né, Celso?

Celso Muniz - A gente tá implantando isso ai... tudo profissional, o pessoal de trabalho e que o fruto vai vir, com um tempo, no período de médio prazo com certeza começa a aparecer, então a gente sabe da história do América e de seus altos e baixos, mas as pessoas que estão lá também estão comprometidas e são profissionais que realmente querem levantar o América.

BLOG DO TORCEDOR - Você tem uma história no América, o seu pai era jogador, né?

Celso Muniz - O meu pai foi jogador, dentro do América...

BLOG DO TORCEDOR - E porque você não se arriscou a ser jogador de futebol? Não dava não, né? Não teve jeito... (risos)

Celso Muniz - Não... é que na época eu não podia correr mesmo, né? (risos). 

BLOG DO TORCEDOR - Ahhh... ai tá certo! (risos)

Celso Muniz - Mas complementando o que o Osmundo disse, é um projeto que a gente tá formando não só jogadores, mas estamos formando também pessoas. O próprio (Luciano) Sorriso que conhece, sendo ele uma pessoa diferenciada, mas tem gente que chega sem nenhum tipo de condição pra nada, e a gente tá formando isso no SUB-15, no SUB-17 e agora no SUB-20, tendo histórias que ninguém acredita, com pessoas nas maiores dificuldades possíveis, de vida, de como o cara vive [...]. Então o América tem um projeto que vai envolver uma paixão nossa, no caso minha, um amor que... a vida você tem paixão e amor, um amor que a cada dia que passa [...]. Os caras do Santa Cruz estão se envolvendo...

BLOG DO TORCEDOR - Eu tenho até uma dúvida, ao Osmundo que eu já conheço do Santa Cruz, você é legitimamente oriundo das bases alviverdes?

Celso Muniz - Sou torcedor do América, mas amo o Santa Cruz... (risos) Eu tenho um filho que é torcedor do Santa e não vou torcer contra o meu filho. É certo que o filho é o bem mais precioso que você tem, então, consequentemente vou torcedor belo bem do meu filho (risos). [...] Mas o América é um projeto que a gente tem pra fazer evoluir, porque: este projeto é facil para fazer? Não! Este projeto é um projeto difícil, no Santa Cruz, no Sport, no Náutico, porque lá vocês tem um negócio chamado torcida. Martellote pode tá no projeto certo, mas se perder dois ou três jogos os caras começam a precionar o Sorriso [...]. Quer dizer, pra gente é mais fácil, porque a gente não tem esta pressão, mas a gente tá com um norte, a gente sabe o que quer...

BLOG DO TORCEDOR - Era isso o que eu ia perguntar. Lógico, você não tem a torcida de massa como a do Santa Cruz, a do Sport e a do Náutico e isso acaba causando até em algumas pessoas uma certa acomodação e as vezes as pessoas não tem nem um foco assim... tem que direcionar. E eu quero saber de vocês o que é o foco, o que é que vocês querem do América.

Osmundo Bezerra - Vamos lá, a gente... isso é uma empresa, certo? É uma empresa que tem que dar resultados... 

BLOG DO TORCEDOR - Resultados...

Celso Muniz- ... e vai dar resultados, para o América que já existe e para o ano vai fazer 100 anos, para os jogadores e para os funcionários. Os resultados vão ser divididos numa proporção que a gente tá tem contratado, que todo jogador que for jogar lá vai saber qual é esta participação, isso estará no contrato transparente... quer dizer, qual é o objetivo? A gente formar pessoas e fazer com que o time volte a jogar e ganhar títulos. Isso é possível? É! Isso é um projeto de longo prazo, que não vai ser amanhã. Voltar a jogar, voltar a jogar bem. A gente sabe que o Santa Cruz teve uns dias que não jogou bem e ganhou, a seleção de Telê Santana em 86 jogou bem, perdeu mas todo mundo ficou satisfeito com ela jogando...

BLOG DO TORCEDOR - Em 82... 

Celso Muniz - em 82, né? 

BLOG DO TORCEDOR - Em 82 e 86, se bem que em 86 nem perdeu, caiu nos penaltis...

Celso Muniz - Mas então, você quando perde jogando bem você fica chateado, mas não fica tão chateado.. você fica chateado quando perde jogando mal, o cara que não valorizou sua camisa, o time que o cara torce, então o projeto nosso é esse: a empresa é pra dar dinheiro e o objetivo é.. logicamente quando o time comece a dar dinheiro e natural que ele colecione alguns títulos. Vai ser fácil? Não. É difícil? É. Porque o meio do futebol é um meio dificil, a gente que vive no meio do futebol sabe que é um meio difícil, não é um meio fácil. Mas se a gente tem um objetivo, a gente está com determinação neste objetivo de formar pessoas, de formar um time, formar o que o Osmundo falou. São cinco anos, mas o nosso contrato é de dez anos com o América, mas com cinco anos você avalia...

BLOG DO TORCEDOR - ... cinco anos pra avaliar, né?

Celso Muniz - ... sim e tem uma renovação automática. Como a gente tá neste intuito, você vê... cada jogo que a gente teve, a gente teve quatro ou cinco jogos, certo? O grupo vai pro jogo, o grupo tá participando, o grupo quer... e uma coisa... A gente diz que não tem torcida. O América passa não sei quanto tempo sem jogar, mas vai pra jogo do juniores, América e Náutico nos Aflitos deu uma torcida que ninguém espera... é uma coisa impressionante, né? A gente tá fazendo o projeto que o pessoal desenvolveu, pensando no todo e que a gente vai poder ter a oportunidade de mostrar no momento certo, iniciando pela valorização dos jogadores, dizendo: "Tu vai participar do resultado do clube". A gente também pensa em como chegar a esta informação, como vender o produto. O América era um produto que tava ali parado e vocês dizem: como é que vocês pensam? A gente tá pensando no padrão da camisa... a gente não quer ser melhor do que ninguém, mas o pessoal me convenceu. Se eu "boto" uma camisa que tenha uma marca...

Torcida do América, presente nos Aflitos


BLOG DO TORCEDOR - ... de peso, né?

Celso Muniz - De peso! É muito melhor do que uma que não tem marca. Porque? Por que quando o cara comprar uma camisa vai comprar e dizer: esta camisa vai durar mais tempo.

BLOG DO TORCEDOR - Já fechou contrato com qual empresa (de material esportivo)? 

Osmundo Bezerra - É a UMBRO.

BLOG DO TORCEDOR - A UMBRO?

Osmundo Bezerra - Isso. Já é um diferencial, né?

BLOG DO TORCEDOR - Diferencial... Grande!

Osmundo Bezerra - Já está chegando o primeiro lote, das camisas do caso pra jogo...

BLOG DO TORCEDOR - E quem vem entregar, é a Larissa Riquelme mesmo?

Osmundo Bezerra - O nosso Marketig é um pouco mais amplo do que isso. Não estou criticando nada do que ninguém fez no passado. Não é só uma festa. O Marketing é o desenvolvimento de um projeto, certo? Então a gente tem que ver o início, meio e fim de cada coisa. Se você vai comprar uma camisa você vai ver que marca é aquela ali... todo mundo gosta disso! As marcas, elas duram mais.


2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, o áudio da gravação estava horrível!!!!como torcedor queria ter ouvido mais informação .......achei meio vago,mas, se estão pensando no melhor, torço por isto!!!

    ResponderExcluir
  2. VAMOS RESSURGIR DAS CINZAS...
    VAI VERDÃO!!!!!
    DE MARCÃO EM VILA RICA-JABOATÃO-PE

    ResponderExcluir

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.