Torneio-Início era uma prévia do que iria acontecer no campeonato

Texto publicado no oitavo fascículo do Paixão Traduzida em Cores, publicado toda segunda-feira no Diário de Pernambuco.
O Torneio-Início empolgou o torcedor pernambucano, de 1919 a 1981. Tornou-se obsoleto por causa do avanço cada vez mais incisivo do profissionalismo. Era disputado em todos os Estados e servia de prévia para o campeonato. Em Pernambuco, constituía-se numa festa autêntica, principalmente nas décadas, de 40, 50 e 60. As mulheres, que não tinham o hábito de freqüentar os estádios, compareciam, levando os filhos menores. O Initium, como a imprensa às vezes chamava, querendo mostra erudição, fazia parte do calendário, como uma atração ímpar para o aficionado pernambucano. Num só dia, o torcedor tinha oportunidade de ver em ação todas as equipes que participavam do certame. Nos últimos anos é que os grandes passaram a usar os reservas, desvalorizando a festa. E o Torneio-Início foi perdendo o interesse, até que se despediu, em 1981. Havia uma série de jogos cursos, eliminatórios, de apenas 20 minutos, com mudança de barra aos 10. Se o jogo terminasse empatado, o que era normal, por falta de tempo para se fazer um gol, a decisão inicialmente se dava por escanteios. A equipe que tivesse o maior número a seu favor estava classificada para prosseguir na disputa, ficando aguardando o adversário. “Ainda disputei o Torneio-Inicio pelo juvenil e pelo profissional. Era uma festa muito bonita. O estádio ficava lotado e os jogadores se empolgavam. Todas as equipes ficavam sentadas ao redor do campo, esperando sua vez de jogar. Era um momento ótimo para a gente confraternizar com todo mundo, rever os amigos e fazer novas amizades”, recorda Laxixa, ex-jogador do Sport. Laxixa, que largou o futebol prematuramente, aos 23 anos, para estudar, embora, elém do Sport fosse assediado pelo Vasco da Gama e pelo Botafogo, disputou o Torneio-Início em tempos mais modernos. Já não havia a decisão por escanteios. O que alia mesmo era a disputa de pênaltis. Como hoje, cinco para cada lado, mas sem revezamento. Era um só cobrador, do primeiro ao último chute. Persistindo o empate haveria outras séries de cinco, tantas quantas fossem necessárias para se determinar um vencedor. A cobrança de pênaltis passou a ser uma atração a mais. Alguns jogadores eram já figurinhas carimbadas nas decisões por pênaltis ou tiros livres da marca penal. Só para citar alguns, que sempre jogaram na mesma época: Alemão (Sport), Eliezer (Sport), Mainha (Sport e Santa Cruz), Caiçara (Náutico e Sport), Bita (Náutico), Hélmiton (Náutico e Sport), Aldemar (Santa Cruz) e Bujan (América). Os dois finalistas disputavam uma partida de 40 minutos. Caso o placar não fosse movimentado, é que se partia para a disputa de pênaltis. Algumas finais tiveram placar elástico, levando-se em consideração que a partida sequer equivalia a uma etapa de uma partida normal. Em 1944, por exemplo, o Náutico aplicou uma goleada de 5 x 1 no Porela. Este era da cidade de Jaboatão dos Guararapes, vizinha do Recife, e pertencia à fabrica de papel Portela. Um dos seus maiores incentivadores era o oficial da Marinha Heleno Gomes Nunes, mais tarde almirante e presidente da CBF. Servia no III Distrito Federal, transferido para Natal na época dos governos militares, e era um grande desportista. Em 1959, Sport e Santa Cruz empolgaram o torcedor na grande final. No curto espaço de 40 minutos, nove gols. Vitória do Rubro-negro por 5 x 4. Em 1963, época em que começava a ser forjado o hexacampeonato a ser conquistado pelo Náutico (1963 a 1968), o Alvirrubro derrotava o Santa Cruz por 4 x 0. Calor de Rachar O ex-lateral-esquerdo Mourão (América, Grêmio, Santos, New Old Boys (Argentina) e Sport), tem boas recordações, além do título de campeão do torneio, com o América, em 1955: “Era uma festa de apresentação, de novos jogadores e de técnicos, sempre com casa cheia. Os jogos começavam muito cedo, com um calor tremendo, as partidas eram muito curtas e o time que prosseguia na disputa ficava esperando entre 40 e 50 minutos para voltar a jogar. Era muito interessante”. Hélmiton, ex-lateral-esquerdo (Náutico, Sport e Santa Cruz foram à final, e a decisão teve que ser nos tiros livre da marca de cal, isso depois de um empate de 1 x 1, com a bola rolando. “Era eu pelo Sport e Breno pelo Santa Cruz. Acertei cinco chutes e ele andou errando alguns”. Relembra. O placar nessa decisão foi de 5 x 2, para Hélmiton. Mais um título de campeão do Torneio-Início para o Sport e festa na Ilha do Retiro. O ex-lateral-direito Caiçara, que também jogou em Portugal, disputou vários torneios-início pelo Náutico, mas o que lhe emocionou mais foi o de 1950, quando tinha 17 e defendia o Íbis. Mostrando ter uma memória privilegiada, Caiçara, 77 anos, declina de , um fôlego só, a formação do Pássaro Preto naquela tarde memorável: Durval; Pessoa e Caiçara; Galego, Rubinho e Duca; Raimundo, Ivaldir, Veneno e Carlito. O Técnico era Laudenor Pereira, narrador da Rádio Clube, mais tarde médico. “A gente se classificou para decidir o torneio como Sport e venceu por 2 x 0 no tempo regulamentar (40 minutos). Foi a maior festa já vista no bairro de Santo Amaro”. No Náutico, Caiçara geralmente era escolhido para bater os pênaltis, quando havia necessidade. Ele recorda um duelo que teve com o ponta-esquerda Eliezer, na semifinal de um dos torneios. “Eu batia uma série (de cinco), Eliezer outra. Repetíamos a série e tudo na mesma, até que mandei uma bola na direção do placar da Ilha. Eliezer ganhou por 20 a 19”

2 comentários:

  1. We [url=http://www.casinosaction.com]online craps[/url] obtain a ample library of totally unconditional casino games championing you to play sensibly here in your browser. Whether you pine for to training a provender round scenario or even-handed sample exposed a few late slots before playing on the side of genuine in dough, we procure you covered. These are the rigid uniform games that you can with at earnest online casinos and you can with them all quest of free.

    ResponderExcluir
  2. The company offers a one [url=http://nhommuadeal.com/thoi-trang.html]gia re hom nay[/url] for every single working working day in each and each and every of the marketplaces it serves. The Groupon operates as an assurance arrangement making use of ThePoint's method: if a specified quantity of people signal up for the supply you, then the offer you turns into supplied to all if the predetermined the very least is not achieved, no a one will get the deal that doing work working day. This decreases risk for merchants, who can just take treatment of the low cost codes as quantity particular special discounts as well as earnings marketing resources. Groupon tends to make earnings by maintaining around 50 percent the cash the consumer pays for the coupon.

    For occasion, an $eighty therapeutic therapeutic massage could be obtained by the client for $forty through Groupon, and then Groupon and the retailer would split the $40. That is, the retailer provides a therapeutic massage valued at $eighty and receives around $twenty from Groupon for it (beneath a fifty%/fifty% break up). Or, if $240 actually really worth of property portray services is obtained by the customer for $fifty by signifies of Groupon, then the business gets $twenty five and Groupon keeps $25. The client will get the therapeutic massage, or the home portray provider, in these illustrations, from the retailer for which they initially paid out $forty (or $fifty) to Groupon. There are specific firms to which Groupon initially did not provide you its answers, which includes capturing ranges and strip golf equipment however, having photographs ranges have been highlighted on Groupon.

    In contrast to categorized advertising and marketing and advertising, the service provider does not shell out any upfront price to participate: Groupon collects personalized details from inclined buyers and then contacts only men and women customers, primarily by every single day e-mail, who could possibly probably be fascinated in a distinct solution or services.

    Groupon employs a big amount of copywriters who draft descriptions for the bargains showcased by e mail and on the website. Groupon's marketing textual content for the 'deals' has been seen as a contributing concern to the recognition of the internet site, showcasing a unique merge of comprehensive fact-examining and witty humor.

    Owing to Groupon's industry turning into mostly composed of lady customers, the discounts are regularly concentrated on the wellness, wellness and health and attractiveness markets.

    There are likely problems with the business layout. For example, a effective offer could quickly swamp a tiny business with way also numerous consumers, jeopardizing a chance that customers will be dissatisfied, or that there won't be sufficient merchandise to meet up with the demand from customers. Hole, a big attire retailer, was in a place to manage 445,000 price cut coupons in a nationwide deal (though it skilled server problems at 1 level), but a scaled-down sized company could change out to be abruptly flooded with shoppers. A one espresso store in Portland, Oregon struggled with an improve in buyers for three months, when it sold shut to one,000 Groupons on the one operating working day it was equipped, in accordance to one particular specific report. In reaction to equal issues, Groupon officials point out that 'deal' subscriptions have to be capped in advance to a sensible range.

    Read More: [url=http://nitutravels.com/kiem-tim-thiet-bi-dien-tu-gia-re-ngoai-thi-truong-dien-tu/]khuyen mai gia re[/url]

    ResponderExcluir

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.