Os rumos do América!!

Na última terça-feira, dia 22 de julho, o Blog do Mequinha foi convidado para uma reunião com a diretoria do América, na pauta: a campanha do América no campeonato SUB-20!!

Osmundo Bezerra e Josué Antônio | Foto: Tércio Trindade
Na mesa estavam o presidente Celso Muniz Filho, o vice- presidente de futebol, Osmundo Bezerra, o diretor da base, Josué Antônio, o presidente do conselho, Sérgio Serpa, o diretor de projetos especiais, Hércules Araújo, Washington Vaz e Tércio Trindade, os dois representando o Blog do Mequinha.

Osmundo abriu a reunião, já que o presidente se encontrava em outra reunião,  explicando como funciona o departamento de Futebol do América, qual a função de cada componente, detalhou o custo do projeto América e apresentou o modelo de gestão do futebol. Foi uma conversa longa, iniciou às 19 acabou quase 22 horas!!

Existe material para ser editado ao longo da semana, vou resumir os pontos mais importantes e garanto que ao longo da semana trago mais informações.

O departamento de futebol de base é formado pelos diretores Josué Antônio e Fernando Galvão, sendo assistido por todo corpo técnico do América ou seja treinadores, auxiliares e preparadores. Este grupo planeja as atividades que serão feitas ao longo da semana, discutem sobre questões do dia a dia e fazem um relatório que sempre é apresentado aos outros dirigentes em reunião semanal.Nas últimas semanas foram detectados problemas, vejamos:

FUTEBOL: a equipe de juniores apresenta uma boa campanha, disputou 15 jogos, dos quais venceu 7, empatou 6 e teve duas derrotas. Mesmo assim foi percebida uma estagnação na equipe, jogos em que o América deixou a vitória escapar no final, pouca variação de jogo e alguma insegurança. Os diretores reconheceram que precisavam mudar o panorama, dar uma sacudida no grupo, então foi discutida a troca de treinador.A derrota para o Náutico possibilitou a chegada do Salgueiro ameaçando uma melhor classificação.

TREINADOR: tanto Osmundo como Josué tem experiência na gestão de futebol, Osmundo foi durante anos diretor de futebol do Santa Cruz F.C. e Josué colaborador. A boa campanha do time e a possibilidade de conquistar um título fez com que eles promovessem a troca do treinador. Os dirigentes do clube fizeram questão de registar que o América agradece ao trabalho de Valter Mendes, reconhecendo os bons serviços prestados pelo mesmo, porém futebol é assim, em alguns momentos é melhor trocar o treinador do que trocar um time inteiro.

ADELMO: a escolha do novo treinador foi discutida numa reunião onde foram observadas algumas condições, como, a experiência com a divisão de base, a capacidade de motivar jogadores e um nome que possa dar respaldo para formação da equipe principal.

PENDENCIAS: neste ponto os dirigentes apresentaram o plano de investimento reconhecendo que existem algumas pendências, que estão sendo negociadas, sendo elas fruto da própria necessidade de investimento e da falta de recursos. Tipo: uma casa foi alugada e montada para servir de concentração e casa de apoio, contando com quartos com ar-condicionado,refeitório, sala de estar,móveis e funcionários de apoio. está sendo oferecido serviços de odontologia, fisioterapia, musculação e reforço alimentar. A equipe conta com um ônibus confortável, material de treino de boa qualidade e hotéis de primeira. Tanto investimento cria um custo alto que exige dos diretores um sacrifício maior, ou seja, tirar mais dinheiro do bolso. Infelizmente o América não dispõe de recursos como outros clubes,Sport, Santa Cruz, Náutico...

Josué Antônio, Washington Vaz, Celso Filho, Sergio Serpa e Osmundo Bezerra | Foto: Tercio Trindade

PLANOS: foram traçados vários objetivos para o América, entre eles a conquista de um título, o direito de participar da Copa do Nordeste Sub 20, da Taça São Paulo 2015, de revelar jogadores e de construir uma estrutura que possibilite ao clube participar de campeonatos brasileiros. Está sendo feita uma parceria com um clube de São Paulo ( foi apresentado documentos), possibilitando a troca de jogadores, além do envio de treinadores e preparadores para estágio ( intercâmbio). Esta sendo montada uma estrutura para apoio das categorias sub 15, sub 17 e sub 20.

Saímos da reunião satisfeito com o que foi apresentado, porém, sem ilusões!!! As conquistas não serão imediatas, o projeto é de médio e longo prazo. Uma coisa me deixa otimista: nos anos passados o América entrava no ostracismo com o final do Pernambucano, hoje trabalha o ano inteiro!!!

Quem viver verá!!! 

2 comentários:

  1. A CAMPANHA DE SÓCIO

    O AMERICA TEM COMO ALAVANCA, SUA PEQUENA POREM, FIEL TORCIDA PARA ESSA TRANSFORMAÇÃO SALUTAR NO CLUBE E PRECISO PRIMEIRO CONFIAR QUE O TRABALHO ESTA TANDO CERTO, SEGUNDO SE TORNA E PEÇO A ATUAL DIRETORIA QUE REPENSE COM CARINHO A QUESTÃO DOS SÓCIOS, SO A SIM AREMOS UM AMERICA FORTE

    EDÉLSON DOURADO
    SÓCIO E TORCEDOR

    ResponderExcluir

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.