O ESTÁDIO DO MANÉ*

Por ROBERTO VIEIRA Ninguém lembra, ninguém. Pode perguntar a quem mora nas casas ao lado. Pode perguntar ao garçom do barzinho na esquina. Ninguém lembra, ninguém. Era uma quinta-feira. 23 de julho de 1981. Um dia de semana qualquer quando Ele desembarcou no Guararapes. Gordo. Inusitadamente anônimo. Entrou num carro a sua espera. Foi olhando a cidade de Recife. Recife onde ele enfrentara Nenzinho. Nenzinho vinha com tudo pra cima Dele. A torcida ria: "Volta Nenzinho que a bola tá com Ele!" Mas seu destino era Paulista. Mais precisamente o Estádio Municipal de Paulista. Em obras. O prefeito Ademir Cunha e o presidente da FPF, Rubem Moreira, presentes. Junto com uma multidão de meninos. Pobres. Sonhadores como Ele. Ele deu entrevistas. Posou ao lado dos políticos. E plantou a primeira muda de grama do estádio. Mãos sujas. Olhar nos meninos: "Faz tempo que eu não me sentia tão importante num campo de futebol!" As crianças correram para abraçar o velho craque. Ele entrou no carro e partiu. Ninguém lembra, ninguém. Pode perguntar a quem mora nas casas ao lado. Pode perguntar ao garçom do barzinho na esquina. Ninguém lembra, ninguém. O Estádio Municipal de Paulista recebeu o nome de Estádio Ademir Cunha. Por um desses dribles da vida e do futebol. Mas o gramado. Maltratado e de pernas tortas. Não se conforma. Pra quem ama o futebol. O pequeno e acanhado campo. Será sempre o Estádio do Mané! * Hoje é aniversário do Homem! -- Roberto Vieira, 45 anos, médico, escritor pernambucano e torcedor do Clube Náutico Capibaribe. Autor dos livros 'O Clássico dos Clássicos - 100 anos de História' e 'Pernambuco na Copa do Mundo (1930-1950)'. Edita o Blog do Roberto. Visite!
-***-
Começou uma nova fase do Top Blog 2010. O Blog do Mequinha já é TOP30. Necessitamos do seu apoio para chegarmos ao TOP3. Clique aqui e Vote!

2 comentários:

  1. Olá,

    Meu nome é Adriane e também sou finalista do Prêmio Top Blog, na área de SUSTENTABILIDADE. Se quiser dar uma olhadinha, segue o link:

    www.cpeaunesp.org

    Se gostar e quiser votar! XD
    Obrigada e boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Nossa ta engraçado demais isso....hehehe

    ResponderExcluir

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.