História que teve início em 12 de abril de 1914

Paulo Henrique Tavares, na Folha de Pernambuco
Goleiro era goal keeper. Centroavante, center forward. Ninguém buscava nos números os segredos das atuais formações táticas. No máximo, ela era representada pelas letras WM. Esse era o panorama dos tempos áureos do América. Apesar de, até então, a equipe perambular pelo submundo do futebol, houve uma época em que o Mequinha dividia com Sport, Náutico e Santa Cruz o topo do cenário futebolístico do Estado. Mas o América nem sempre foi América Futebol Clube. A equipe esmeraldina nasceu João de Barros Futebol Clube, em 12 de abril de 1914. O nome foi uma referência à avenida onde se situou a primeira sede da equipe. A mudança só aconteceu em 22 de agosto de 1915, a pedido do desportista Belfort Duarte, ligado ao América do Rio de Ja­neiro. Com o novo nome, o Mequinha teve de esperar três anos para conquistar o primeiro título estadual. Além do Pernam­bucano de 1918, a equipe ainda acumulou mais cinco canecos (1919, 1921, 1922, 1927 e 1944). No entanto, nenhum dos seis estaduais é mais comemorado do que o título de 1922. Foi a partir deste título que o América ficou conhecido como “Campeão do Centenário” - o Brasil comemorava 100 anos de Independência*. Mas as conquistas dos alviverdes pernambucanos não ficaram restritas às fronteiras estaduais. Os esmeraldinhos foram os primeiros campeões do Nordes­te, com o título de 1923. Neste torneio, o único clássico disputado pelo América foi o “Clássico dos Cam­peões”. Conhece? Pois é! Assim é que era conhecido os confrontos contra o Sport. No Campeonato do Nordeste, o Mequinha levou a melhor. Venceu os rubro-negros por 6x2. Os outro clássicos disputados pelo América são o “Clássico da Técnica e Disciplina” (contra o Náutico) e o “Clássico da Amizade” (contra o Santa Cruz).
*Post alterado no dia 15/10/2010.
-****-
Vote do Blog do Mequinha no Prêmio BlogBooks 2010. Clique aqui.
Vote no Blog do Mequinha no Prêmio Top Blog 2010. Clique aqui.
Siga o Blog do Mequinha no Twitter. Clique aqui.

2 comentários:

  1. Tenho lido o blog desde esta semana quando soube que o América jogará novamente na elite do futebol pernambucano.

    O blog é excelente e tem sido muito bom ler os post novos e antigos.

    Faço uma sugestão de correção. post.

    - No texto "o Brasil comemorava 100 anos de República Federativa." Na realidade, se comemorava o centenário da Independência ocorrida em 1822. A República é de 1889.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Gilson... iremos corrigir :)

    Na realidade este texto foi extraído da Folha de Pernambuco... mas confesso que não havia reparado neste detalhe. Obrigado pelo acesso e comentario! Retorne sempre ao blog... Saudações Esmeraldinas!

    ResponderExcluir

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.