Uma estreia, oito guerreiros e uma eleição


Com oito atletas em campo e sem reservas, Periquito foi derrotado. | Foto: Matheus Montenegro

Foi com Geaze no gol, Weslley e Garcia nas laterais, Thierry e Deyvid na zaga, Kelton e Pedro Mário no meio campo e apenas Bartô no ataque que o técnico Williams Rodrigues fez a estreia do América no Campeonato Pernambucano da Série A2. 

Parece piada, mas foram com apenas oito homens e nenhum reserva que o Periquito esteve em campo diante do Torres. Situação esta que poderia naturalmente ter acontecido nas duas temporadas anteriores, com a pandemia assustando e desfalcando vários times. Mas toda esta situação foi cometida fruto de uma perseguição política da Federação Pernambucana de Futebol contra América. Parece notícia resgatada no século passado, lá por volta dos anos 20, quando o Alviverde da Estrada do Arraial teve seu primeiro desentendimento junto a entidade, mas não, essa história está acontecendo em 2022 mesmo.

No município de Goiana, o América fez sua estreia com oito jogadores, sendo que Geaze, Pedro Mário e Bartô foram os únicos inscritos no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. Os outros atletas participaram por conta de uma regra que permite a inscrição de cinco jogadores amadores e das categorias de base. De acordo com nota oficial, o clube se defende, alegando que a FPF tinha deliberado no Conselho Arbitral que todos os times que disputassem o Campeonato Pernambucano da Série A2 teriam direito a inscrever 20 jogadores, sem nenhum custo em relação às taxas da federação. Ao consultar o presidente da entidade, contudo, o clube soube que teria que pagar os valores pendentes. 

A FPF por sua vez, alegou também em nota emitida em seu site e nas redes sociais que o não pagamento foi devido ao conflitos de patrocinadores entre o clube e a entidade.  Tudo isso, sem tempo apto para a estreia contra o Torres e, coincidentemente, após Alexandre Mirinda ter solicitado ao Tribunal de Justiça de Pernambuco a suspensão da realização das eleições da Federação Pernambucana de Futebol. O que era pra ser uma divergência política entre dois candidatos diante das urnas, respingou no América.

O Jogo

Dentro das quatro linhas, apesar da luta, os poucos jogadores do América não conseguiram segurar o Torres, principalmente no segundo tempo, com a equipe estreante contando com cinco substituições ao longo da partida. A contagem dos quatro gols que venceram a meta de Geaze teve inicio com Manteiga, ainda aos 15 minutos do primeiro tempo. No tempo complementar de jogo e com o América desgastado e sem peças de reposição, foi iminente o placar elástico. Logo aos 9 minutos, o ex-atacante esmeraldino Müller Fernandes ampliou o placar. E logo em seguida, aos 25 e aos 42 minutos do segundo tempo, David e Pingo deram os números finais de um jogo vergonhoso, fruto de extracampo e de uma gestão que há muito tempo vem causando desserviço ao futebol pernambucano.

O time voltará a campo contra o Vera Cruz, no Ademir Cunha, em jogo válido pela 2ª rodada da competição. A partida está marcada para o dia 25 de setembro, às 15h. E apesar de que Abdias Venceslau ter garantido à imprensa que o clube contará com mais jogadores à disposição no plantel (a maioria dos atletas já apareceram no BID). Entretanto, fica a dúvida de como será o tratamento dado pela Federação Pernambucana de Futebol ao América. Até a publicação deste texto, as eleições para presidente da FPF teve sua suspensão, foi retomada para o domingo, teve seu local de votação remanejado do CT do Retrô para Uninassau em Boa Viagem e, por fim, a impugnação da chapa de Alexandre Mirinda. Ou seja, até o dia 25 de setembro muitas águas irão rolar. Para o bem, ou para o mau.

Ficha técnica

Arbitragem: Rodrigo Jose Pereira; Bruno Cesar Chaves  e Marcos Felipe Angelo; Paulo Belence Alves.

ATLÉTICO TORRES: Rodrigo Carvalho; Eldder (Ewerton Bala), Murylo, Thiago Recife e Normando (Raulisson); Aldair, Manteiga (Leonardo), Pedro (Pablo Rodrigo) e Pingo; Muller Fernandes e Kelven (Davi) | Técnico: William Sander

AMÉRICA: Geaze; Weslley, Thierry, Deyvid e Garcia; Kelton, Pedro Mário e Bartolomeu | Técnico: Williams Rodrigues 

Cartões amarelos: Eldder e Aldair (Torres); Pedro Mário e Deyvid (América)

Gols Torres: Manteiga (15"1T), Muller Fernandes (09"2T), Davi (25"2T), Pingo (42"2T)



2 comentários:

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.