AMERICA'S OLD PLAYERS: O LATERAL JAIMINHO


         America’s Old Players está de volta e vamos destacar um antigo lateral esquerdo do América do Recife dos anos 1970. Estamos falando do lateral esquerdo Jaiminho. Jamesson Alves da Paixão nasceu em 21 de julho de 1948 na capital pernambucana e iniciou sua vida de jogador na base do Alviverde da Estrada do Arraial.

         Com a saída do lateral Necão, a lateral esquerda ficou com Jaiminho, que aos 21 anos de idade, estreou como profissional e o América no Campeonato de 1969 realizou 24 jogos, sendo 9 derrotas, 4 empates e 11 vitórias, entre as quais, a de 2x1 sobre o Sport em 20/07/1969. No ano seguinte, Jaiminho fez parte do elenco alviverde que disputou o Torneio Norte-Nordeste e o estadual, no qual, a equipe somou em 24 jogos, 14 derrotas, 5 empates e 5 vitórias, como a de 3x0 sobre o Íbis em 28 de março. A sua saída do clube se deu após o Campeonato Pernambucano de 1971, o qual, o América terminou atrás do Central.

         O talento de Jaiminho despertou o interesse do CSA de Alagoas, que o contratou em 1972. Com a camisa do “Azulão do Mutange”, Jaiminho alcançou o vice-campeonato estadual. Com um time que tinha Zé Galego; Mendes, Bibiu, Zé Preta e Jaiminho; Soareste, Batoré e Giraldo; Jurinha, Fernando Carlos e Jairo, houve vitórias como a de 6x2 sobre o ASA 28/05/72 e a de 5x1 sobre o Dínamo em 25/06/72. Em 1973, Jaiminho ajudou o CSA a ganhar o Alagoano de 1971. (Você não leu errado!). O CRB entrou na justiça alegando que o São Domingos havia entrado em campo com jogador irregular. Quase dois anos depois, o CRB ganhou a causa e a decisão do título de 1971 foi marcada para março de 1973. Mesmo jogando apenas a final, Jaiminho conquistou pelo CSA o título do Alagoano de 1971.
Jaiminho com a camisa do CSA em 1973.
Depois de repetir o vice-campeonato em 1973, o CSA iniciou o ano seguinte disputando o Campeonato Brasileiro. Foi de Jaiminho o único gol do CSA na derrota de 3x1 em Manaus para o Rio Negro em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 1974. O Campeonato Alagoano de 1974 começou apenas em julho e com Jaiminho na lateral esquerda, o CSA tentaria mais um troféu, porém, no dia 29 de julho, Jaiminho se envolveria numa confusão sem tamanho. Após discutir com seus companheiros de clube na concentração do CSA, os goleiros Dida e Zé Galego, Jaiminho foi até seu quarto e voltou com um revólver munido de duas balas e abriu fogo contra os dois jogadores, que no momento jogavam baralho. Por sorte, nenhum dos tiros atingiu os atletas. Enquanto Jaiminho foi buscar mais balas, os jogadores foram à delegacia prestar queixa. O CSA imediatamente rompeu o contrato com o atleta.
Nota da Revista Placar de 09 de agosto de 1974 sobre os tiros na concentração do CSA. 

         O Auto Esporte de João Pessoa abriu as portas para Jaiminho e contando com o seu futebol no Campeonato Paraibano de 1975, o clube alvirrubro terminou o certame na 4ª colocação com 5 derrotas, 5 empates e 10 vitórias. Em 1976 foi contratado pelo Tiradentes do Piauí. O “Time da PM” não chegou a completar o Campeonato Piauiense devido ao Caso Jacob (homicídio). Para mais detalhes, ver link abaixo:


         Em 1977 fez parte do time do Flamengo do Piauí que se consagrou vice-campeão estadual após perder o título para o River e em 1978 estava de volta ao América/PE, clube no qual viria encerrar a sua carreira no mesmo ano.




Um comentário:

  1. Vocês teriam interesse em firmar uma parceria de troca de links com o portal de resultados esportivos Resultados.com? Em caso positivo, favor entrar em contato com support@resultados.com. Obrigado.

    ResponderExcluir

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.