América Futebol Clube (MG)
América Futebol Clube (PE)
Ranking CBF
Salgueiro Atlético Clube
Sport Club do Recife
Ranking da CBF: América PE é o nº 171 do Brasil
No final de 2009, a CBF realizou o Ranking Nacional de Clubes, publicado anualmente e sempre com validade para a temporada seguinte. O atual ranking possui 403 clubes pontuando, liderado pelo Grêmio-RS, com 2.092 pontos. O melhor clube nordestino e também de Pernambuco é o Sport Clube do Recife, com 1463 pontos.
O América-PE, seis vezes campeão pernambucano e com quatro participações da Série B (1972, 1981, 1989 e 1991) e uma participação da Série C (1990), caiu da 169º para a 171º, com 25 pontos.
Tomando como base o ranking da CBF, o América é a sexta força do futebol pernambucano, contudo, esta posição está ameaçada, uma vez que o Salgueiro pontua 17 pontos e caso ainda permaneça disputando alguma divisão do campeonato brasileiro pelos próximos cinco anos, poderá ultrapassar sem dificuldades o alviverde. A exatos vinte anos que o América não participa de um campeonato nacional, a última participação foi a Série C de 1990.
A Associação Desportiva Vitória foi extinta e não possui relação alguma com a Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas, consequentemente, este clube não irá herdar os pontos da Desportiva Vitória. O Santa Amaro, que nos tempos idos já foi chamado de Vovozinhas e Recife, hoje é conhecido como Manchete e ha anos não participa de campeonatos nacionais.
Além do Campeão do Centenário, o ranking da CBF pontuou outros sete clubes chamado América. O melhor América no raking é o América de Natal, liderando com folga, 126 pontos a mais que o América Mineiro. O América Pernambucano é o quinto melhor clube americano.
A nível regional, o América é o 39º melhor nordestino, como pode ser visualizado clicando aqui. Para visualizar o ranking completo, clique aqui ou aqui.
Em breve, iremos analizar o Ranking da Federação Pernambucana de Futebol, elaborado pelo pesquisador Carlos Celso Cordeiro.
Nenhum comentário
seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato