GARIMPO ALVIVERDE: Sport 0 x 1 América (Copa Pernambuco 2005)

Time que venceu o Sport por 1x0 pela Copa Pernambuco 2005. Foto: @bia_lateral (Instagram)
Em 03 de fevereiro de 2016 o América ganhava do Sport por 1x0 (gol do volante Danyel) pela segunda rodada do Campeonato Pernambucano daquele ano em plena Ilha do Retiro, essa partida ficou marcada como a primeira vitória alviverde após 43 anos sobre os rubro-negros na casa do centenário rival, a anterior aconteceu em 1º de março de 1973, entretanto, essa afirmação segue como meia-verdade já que em 2005 o Periquito venceu o Leão da Praça da Bandeira também por 1x0, novamente na Ilha do Retiro e por uma competição oficial.

A partida em questão aconteceu em 28 de setembro de 2005, chegou a ser noticiada inclusive no site Meu Sport, canal dedicado a falar do Sport Club do Recife (link aqui), como no seguinte trecho:

O Sport estréia na Copa Pernambuco, hoje às 15h15, na Ilha do Retiro, contra o América, que mais uma vez representa o município de Bonito. A partida será de portões abertos (...) Além de rubro-negros e alviverdes, participam Centro Limoeirense, União, de Paulista, Vitória, Cabense, Catendebol, Salgueiro e Belo Jardim (...) No América, que treina na cidade de Bonito, o técnico Nereu Pinheiro está formando um time jovem, mas também conta com jogadores mais experientes, como Arley, ex-lateral do Santa Cruz. “Estamos fazendo um trabalho de base. Não estamos visando títulos. Queremos revelar bons valores para o futebol pernambucano.”
Vale salientar que Arley, citado na reportagem, com essa passagem pelo alviverde, ainda jogou no clube em 2010 e 2011, entrou para um restrito grupo de jogadores que defenderam o quarteto de ouro do Recife (América, Náutico, Santa Cruz e Sport) onde até pouquíssimo tempo atrás só tinha conhecimento sobre Carlinhos Bala.

Súmula da partida entre Sport 0 x 1 América pela Copa Pernambuco 2005.

O América então comandado por Nereu Pinheiro, falecido no final de 2019, entrou em campo na formação 3-5-2 com a seguinte escalação: Joelson, Arley, Mi (apelido de Claudemir), Madson, Romão (sobrenome de Cícero), Bia (apelido de Josebias), Léo (apelido de Leonardo), Vinicius, Val (apelido de Edvaldo), Petrônio e Wellingon. A vitória veio com o gol aos 29 minutos marcado por Mi e como mostrado na súmula (foto acima) não tem descrição do lance que originou o tento.

Uma informação importante é que essa partida originalmente estava marcada para ocorrer no dia 22/09, mas decorrente a falta de policiamento e ambulância no estádio da Ilha do Retiro terminou sendo reagendada para o dia 28/09 como no seguinte trecho retirado do site Meu Sport (link aqui):

Hoje a tarde deveria ter ocorrido a estréia de Sport e Amércia na Copa Pernambuco (...) o jogo não foi realizado (...) faltou policiamento e ambulância no estádio, conforme prevê o regulamento da competição. O árbitro Nielson Nogueiro Dias aguardou trinta minutos após o horário marcado para início da partida e nada do policiamento aparecer. Logo após a equipe do América se retirar para os vestiários, o árbitro recebeu o comunicado de que o policiamento já estava a caminho, porém, já era tarde.

Com esse registro é correto afirmar que a vitória sobre o Sport em 2016, no Campeonato Pernambucano, ocorreu sim após 43 anos pela competição estadual, mas é falso dizer que essa partida  realizada em 2005 não serve para entrar na estatística dos confrontos entre as equipes uma vez que a Copa Pernambuco é um torneio oficial chancelado pela FPF e segue regulamento profissional.

2 comentários:

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.