CHOQUE DE PERIQUITOS: A PARTICIPAÇÃO DO AMÉRICA-PE NO TORNEIO QUADRANGULAR DO RECIFE DE 1955 E O JOGO ESPECIAL DIANTE DO PALMEIRAS

Em 1955, o Sport vivia as comemorações de seu cinquentenário e aproveitando uma brecha no calendário, organizou o chamado Torneio Quadrangular do Recife (também chamado de Taça General Oswaldo Cordeiro de Farias, em homenagem ao então governador do estado). A competição contou com Sport, Santa Cruz, Bahia e Vasco da Gama (que contava com o ex-goleiro da Copa de 1950 Barbosa e os pernambucanos Ademir de Menezes e Vavá) e premiou os rubro-negros com o título.

O sucesso da competição foi tanto que no mesmo ano foi realizada a segunda edição do torneio, que desta vez daria ao campeão a Taça Djair Brindeiro, em homenagem ao então prefeito do Recife. Esta edição contaria com as presenças do Sport, do Náutico, do América Futebol Clube do Recife e do convidado da vez que seria o Palmeiras.

A participação do Alviverde da Estrada do Arraial foi modesta, porém, marcante, pois o América (que tinha em seu elenco o meia Humphrey e o atacante Mitchel, ambos nativos do Suriname) empataria diante do Sport (que possuía ali uma das melhores formações de toda sua história, incluindo o atacante Traçaia, seu maior artilheiro até hoje), faria um duelo equilibradíssimo contra um dos melhores time do Brasil que era o Palmeiras (que possuía o periquito como mascote e que tinha em seu elenco nomes famosos como Elzo e Jair Rosa Pinto), que suou barbaramente para vencer o América pelo placar mínimo e uma derrota para o Náutico, que foi de certo modo inesperada, pois, o alvirrubro não tinha melhor elenco que os dois adversários anteriores. No final, o campeão seria o Palmeiras que na última rodada do quadrangular venceria o Sport por 2 a 1, gols de Jair Rosa Pinto e Humberto.  


Eis a campanha do nosso alviverde:

 






 
Em 1961 o Torneio Quadrangular do Recife voltaria a ser disputado, mas, sem a presença do América e novamente haveria duas edições do torneio no mesmo ano, uma vencida pelo Bangu do Rio de Janeiro e outra vencida pelo Santa Cruz.

Tudo isto e muito mais informações sobre esta participação do América Futebol Clube do Recife neste torneio, basta apenas clicar no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=botvzRYMTUA

 

 

Um comentário:

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.