América 106 anos de história, luta e tradição


Ontem no domingo de Páscoa o América FC completou 106 anos de fundação, sendo uma das mais antigas e tradicionais agremiações esportivas em atividade no estado de Pernambuco. Ao longo dessa centenária história o eterno alviverde da Estrada do Arraial coleciona grandes momentos a exemplos de importantes conquistas futebolísticas como o Campeonato Pernambucano da Primeira Divisão (1918, 1919, 1921, 1922, 1927, 1944), inúmeros Torneio Início (11 no total), campeonatos de base, torneios amistoso além das participações no Campeonato Brasileiro da segunda, terceira e quarta divisão ao longo de sua existência.

Também não podemos deixar de frisar do protagonismo em outras modalidades sendo em algum momento campeão entre elas o futsal, futmesa, futebol society, ciclismo, handebol, polo aquático, vôlei e o basquete que por sua vez foi vice-campeão brasileiro adulto na categoria feminino em 2015. Isso ajuda reforçar da relevância do Periquito em terras pernambucanas no decorrer de décadas nos mais variados cenários esportivos mostrando a versatilidade de uma instituição que presa pelo lado competitivo.

A trajetória do América mistura-se com a história de outras entidades a exemplo da Federação Pernambucana de Futebol participando diretamente de sua fundação, do Clube Náutico Capibaribe onde em uma partida entre as equipes (Clássico da Técnica e Disciplina) nasceu a ideia do timbu como mascote alvirrubro, do Santa Cruz (Clássico da Amizade) que ocorreu a maior virada do futebol brasileiro, do Sport cujo dividiram espaço como as principais forças de Pernambuco originando assim o primeiro grande embate local intitulado de Clássico dos Campeões no período de 1910 e 1920.

Pelo América passaram jogadores que chegaram a vestir a camisa da seleção brasileira sendo eles Vavá (Copa do Mundo de 58/62), Dequinha (Copa do Mundo de 54) e Zé Maria (Copa América 59). Outro atleta que chegou vestir a camisa de uma seleção nacional foi o goleiro Danilo cujo é naturalizado guinéu-equatoriano (Guiné Equatorial) participando a Copa Africana de Nações em 2012 e ficou marcado por defender a cobrança de pênalti do ex-atacante Didier Drogba na época jogador do Chelsea FC da Ingalterra. Além deles podem ainda serem destacados jogadores importantes para a história esmeraldina como os campeões Zé Tasso, Leça, Osséias e os mais famosos da mídia recente Carlinhos Bala e Flávio Caça-Rato.

Olhar para os anos de existência do América é olhar para o registro do desporto e circulo social pernambucano uma vez que os clube realizou diversos eventos voltados para as grandes famílias do estado na sua sede localizada no bairro de Casa Amarela no Recife. Por mais que os últimos anos sejam difíceis o Periquito continua resistir as adversidades do tempo, a falta de espaço e desleixo, carregando o peso de uma entidade centenária que luta contra as incertezas e dificuldades, mas permanece marcada na eternidade de Pernambuco.

A história do América nunca será apagada!

Um comentário:

seu comentário vai ser analisado,necessário deixar contato

Tecnologia do Blogger.